9 de agosto de 2014

REGATAS



UM POUCO DE HISTORIA...

"Logo após a sua fundação, o Saveiro Clube da Bahia estimulava a organização de passeios para seus associados. O mais interessante destes, era o da Costa Oeste de Itaparica, não só pela beleza da região, como os ventos constantes favoráveis, proporcionando ótimas velejadas os saveiros e escunas, que normalmente terminava na Fonte do Tororó, com um delicioso banho de água doce. 

Na época, a diretoria do clube, tendo como Comodoro o Sr. Nelito Taboada, resolve criar a sua primeira regata, utilizando este percurso e fazendo raia de chegada na própria fonte do Tororó.
Em função dos ventos e por ser o final de um período chuvas, foi escolhido a data do evento entre 22 de setembro e 22 de dezembro. A primavera cuja estação deu o nome a regata.

A primeira regata da Primavera foi realizada em Outubro de 1976, cuja entrega dos prêmios e festa de confraternização oferecidos pelo Presidente do Conselho do Saveiro Clube da Bahia Luiz Raymundo Tourinho Dantas em sua ilha do Barão próximo a Ponte do Funil.

A partir daquela data a Regata da Primavera foi incluída no calendário baiano de vera da oceânica, passando a ser uma das mais concorridas, belas e acolhedoras regatas, principalmente em sua parte festiva e social"

(Por Nelito Taboada)



                                                       REGATAS